Panfleto sobre a “Economia de Francisco”

Junto à Articulação Brasileira pela Economia de Francisco, alguns frades capuchinhos colaboraram com a elaboração de um panfleto, em vista de tornar mais acessível e em uma linguagem popular os desafios da atual crítica situação econômica, dialogando com Francisco de Assis.

Diante da destruição ambiental, do desemprego crescente, da fome voltando, do desmonte da previdência… enquanto a riqueza cada vez mais nas mãos de poucos, o Papa Francisco vem dizer ser urgente “repensar” essa economia que mata e depreda. Para isso, o Papa convoca um grande encontro a se realizar de 19 a 21 de novembro de 2020, em Assis, Itália, chamado por ele de “Economia de Francisco”, em referência a São Francisco de Assis, e chama a todos para uma economia mais justa, sustentável e inclusiva. É proposta de sobrevivência, pois a economia vigente está levando o planeta e a humanidade ao colapso. Hoje 5 mega bilionários têm a mesma riqueza que 3,5 bilhões de pessoas!

O panfleto, que teve cerca de 40 mil impressões e ampla divulgação on-line, pode ser utilizado em grupos para refletir e propor iniciativas por uma nova economia, bem como ser um subsídio a diversos espaços e também provocar, com uma leitura pessoal, um nova visão da economia, na qual os grandes bancos vem sugando, através de elevados juros, a economia das famílias, das empresas e do Estado, engessando toda a economia. Não é simplesmente o desvio de verbas de políticos que tem afundado a economia, muito antes são os juros usurpadores de intermediários financeiros/bancos, que sugam trilhões sem produzir praticamente nada, nem gerar empregos, como bem mostra, por imagens e texto, o nosso panfleto:

Deixe uma resposta