JPIC prepara Fórum Social com fraternidades em SP

Realizaram-se vários momentos formativos sobre a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Políticas Públicas” nas paróquias da Província dos Capuchinhos de São Paulo, durante os meses de fevereiro a abril, organizados pela Comissão JPIC da Província, em preparação ao I Fórum de agentes de entidades e pastorais sociais da Província dos Capuchinhos de São Paulo, a acontecer 18-19 de maio, no Seminário Seráfico, Piracicaba.
Em 14 de fevereiro, tivemos uma noite de formação na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dracena, com a participação de cerca de cem participantes, conduzida pelo frei Marcelo Toyansk. Dias depois, na noite de 26 de fevereiro, a formação aconteceu na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina, em Santo André, conduzida pelos frei Mateus Bento e frei Jean Carlos.
Em março, já durante a quaresma e a Campanha da Fraternidade, tivemos no dia 9 de março uma tarde de formação no Seminário Seráfico São Fidelis sobre Fraternidade e Políticas Públicas, assumindo como o agir a revisão do Plano de Diretor de Piracicaba, esta formação foi em nível diocesano, com a parceria da comissão JPIC dos capuchinhos e a Pastoral de Fé e Política da Diocese de Piracicaba. Nesta tarde participaram cerca de 60 pessoas e foi conduzida pelo frei Marcelo Toyansk, frei Pedro César e pelo Isaac Roston, da Pastoral Operária e membro da comissão de acompanhamento da revisão do Plano Diretor. Em vista de acompanharmos a revisão do Plano Diretor, a JPIC formou um grupo de trabalho para aprofundar e interferir nesta revisão, que se encontra todas às sextas-feiras no Seminário Seráfico.
Ainda em Piracicaba, na Igreja dos Frades (Sagrado Coração de Jesus), frei Marcelo e frei Pedro refletiram em várias celebrações sobre Fraternidade e Políticas Públicas, com a distribuição de 2 mil panfletos, realizando também uma roda de conversa na tarde de 23 de março, com continuidade na noite de 10 de abril. E na noite de 20 de março, este mesmo encontro formativo sobre Fraternidade e Políticas Públicas aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis, em Penápolis, que, mesmo com a forte chuva, contou com cerca de 35 participantes, inclusive de outras paróquias.
Teremos ainda esta formação na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo. Assim, tem sido um processo muito frutuoso, contando com grande acolhida dos frades de nossas paróquias e conventos e interesse das comunidades em geral. Ao mesmo tempo que há muitas dúvidas e desencontro de informações sobre as Políticas, várias pessoas tem se sentido interpeladas em compreender melhor e participar de uma transformação social, diante do vergonhoso desmonte de direitos no Brasil e a discussão da Reforma da Previdência, em que os pobres pagam a conta, para garantir os juros abusivos e injustos da dívida pública aos bancos! Ressaltamos ainda que outras várias paróquias e conventos já tinham agendado uma formação da Campanha da Fraternidade anteriormente, de igual modo vindo de encontro a este processo.
                                                                                frei Marcelo Toyansk, JPIC da Província dos Capuchinhos de SP

Deixe uma resposta